Colégio Municipal Pelotense

Com a palavra o Peão Destaque Artístico-Cultural do Rio Grande do Sul

Com muita honra pude participar da 23ª Edição do Entrevero Cultural de Peões Farroupilhas do Rio Grande do Sul. Mas o que é Entrevero do Peões? Segundo o regulamento do Movimento Tradicionalista Gaúcho o Entrevero tem por finalidade escolher, anualmente, dentre os jovens associados de entidades filiadas ao MTG, representantes da cultura, das habilidades artísticas, campeiras e de artesanato, possuidor dos valores tradicionais característicos da identidade cultural do gaúcho.  São objetivos do Entrevero em relação aos seus participantes:  a) elevar seu nível cultural;  b) criar condições para o desenvolvimento do espírito de liderança; c) despertar o interesse pelo estudo e pesquisa de Historia, Geografia, Tradição e Folclore Gaúchos; d) criar condições para o desenvolvimento de habilidades artísticas, campeiras e artesanato campeiro vinculadas à cultura gaúcha;  e) proporcionar condições para que se aperfeiçoe a participação e o comprometimento de peões com a entidade a que estiver associado, visando a colimação da sua finalidade e objetivos; f) criar condições para a valorização crescente das atividades relacionadas com as lides campeiras visando a sua preservação como fato tradicional.

Depois de enfrentar uma jornada de atividades campeiras, artiísticas e culturais tive a grande felicidade de me tornar Peão Destaque Artiístico-Cultural do RS. Trazer o título para Pelotas e para o CTG Sinuelo do Sul foi uma felicidade sem tamanho. Gostaria de agradecer a todas as pessoas que desde o inicío me ajudaram na campeira, na preparação artística e cultural para que eu chegasse até onde cheguei! Adriana (A melhor prenda do mundo!!!), Sr Duarte, Alci Jr -gaiteiro, Marcel – violeiro, Tia Hilda, Pamela, Letícia, Tia Fabi, Mãe, Pai e Marta (que foi a melhor diretora campeira que um Peão poderia ter no Entrevero todo, não me largou um segundo paleteando junto comigo todos os momentos!) MEU MUUUUITO OBRIGADO ESPECIAL para a gauchada que tava lá comigo vibrando e dividindo todas as emoções comigo! Foram choros e risos, mas como ja diz o rei Roberto… o importante é que emoções eu vivi!!! Valeu gauchada, dedico esse título a minha 26ª RT e à família SINUELO!

Leave a Reply

